Todos os anos são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão ao redor do mundo, de acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Em Araucária, no ano passado foram registradas 225 notificações de violência autoprovocada e somente até junho deste ano, o município já registrou 116 ocorrências desta natureza. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Vigilância Epidemiológica.
Os transtornos como depressão, bipolaridade e abuso de substâncias como álcool e drogas são os principais fatores de risco ao suicídio. A ABP revela que 96,8% dos casos estão relacionados aos transtornos mentais.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo nasceu em 2014 e tem crescido a cada ano. Ela é realizada neste mês, pois o próximo dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Como obter ajuda?
Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de referência. A noite ou finais de semana, é possível obter ajuda profissional na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, o SAMU também está a disposição para emergências de tentativa de suicídio e o telefone 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) funciona 24 horas gratuitamente. Você pode ligar e conversar com um voluntário para procurar ajuda e apoio emocional.
Fonte: Centro de Valorização da Vida - CVV.